sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Uso do gerúndio!

Gerúndio é uma forma nominal do verbo, também usado como AADV. Existem três formas nominais do verbo: infinitivo (verbo terminado em -ar, -er, ir), particípio (verbo terminado em -ado, ido, e outras terminações irregulares) e gerúndio (verbo terminado em -ndo).

As formas nominais aparecem como verbo auxiliar de uma locução verbal ou em orações subordinadas reduzidas. Por exemplo: Ele vai cantar a canção. O infinitivo "cantar" é o verbo principal da locução verbal "vai cantar". Ele tem cantado a canção. O particípio "cantado" é o verbo principal da locução verbal "tem cantado". Ele está cantando a canção. O gerúndio "cantando" é o verbo principal da locução verbal "está cantando". Terminada a aula, sairemos todos. O particípio "terminada" é o verbo da oração subordinada adverbial temporal reduzida. A oração correspondente desenvolvida é a seguinte: Assim que a aula terminar, sairemos todos. Fazendo o que se pede, pode sair. O gerúndio "fazendo" é o verbo da oração subordinada adverbial condicional reduzida. A oração correspondente desenvolvida é a seguinte: Se fizer o que se pede, pode sair. É preciso amar a pessoas. O infinitivo "amar" é o verbo da oração subordinada substantiva subjetiva reduzida. A oração correspondente desenvolvida é a seguinte: É preciso que amem as pessoas.

Houve uma questão em um concurso que dizia o seguinte: A oração abaixo em que a forma sublinhada NÃO corresponde ao gerúndio é:

(A) A hipocrisia vem crescendo no seio das elites;
(B) Falando sobre qualquer coisa, os homens querem parecer mais do que são;
(C) Nem todos os exemplos de hipocrisia têm vindo das elites;
(D) Partindo dos argumentos apresentados, o autor se posiciona contra a hipocrisia;
(E) Nem todos os artigos deste livro estão tratando de problemas sociais.

A resposta está na letra C. Vejamos: A) O gerúndio "crescendo" é o verbo principal da locução verbal "vem crescendo". B) O gerúndio "falando" é o verbo da oração subordinada adverbial temporal reduzida. A oração correspondente desenvolvida é a seguinte: Quando os homens falam sobre qualquer coisa, querem parecer mais do que são. C) Não há gerúndio nessa frase. O que há é o particípio "vindo" (homônimo ao gerúndio "vindo") sendo ele o verbo principal da locução verbal "têm vindo". Prova-se facilmente que "vindo" não é gerúndio na frase apresentada, substituindo-o por outro verbo qualquer. Por exemplo, substituamos por "encantar": Nem todos os exemplos de hipocrisia tem encantado as elites. Perceba que a substituição não recaiu sobre "encantando", que é gerúndio, e sim sobre "encantado", que é particípio. "Vindo", então, na frase apresentada é o particípio de "vir", que é homônimo ao seu gerúndio, ou seja há uma só palavra tanto para o particípio quanto para o gerúndio. D)O gerúndio "partindo" é o verbo da oração subordinada adverbial temporal reduzida. A oração correspondente desenvolvida é a seguinte: Quando o autor parte dos argumentos apresentados, posiciona-se contra a hipocrisia. E)O gerúndio "tratando" é o verbo principal da locução verbal "estão tratando".

Quem gosta do seu uso é o Governador do DF, José Roberto Arruda, mesmo que o tenha demitido por decreto, usa o gerúndio a torto e a direto por todas as placas de propaganda de seus feitos por aqui: "Estamos trabalhando por você. Desculpe o incômodo, estamos investindo seus impostos."

Prof.: Diego Amorim

Nenhum comentário: